Sessões 2015/2016
Aveiro
- Apresentação do Guia para Facilitadores Direitos Humanos e Cidadania – 29 de janeiro
- Sessões intituladas “Primeiros passos para a interculturalidade”
Beja
- Caminhada Encaminhar em Beja
- Mural alusivo à caminhada Encaminhar
Braga
- Jornada sobre os Direitos da Criança
- Sessões filosofia para Crianças
Em desenvolvimento:
- Criação de um Jogo lúdico-pedagógico sobre os direitos das pessoas/crianças com deficiência
- Criação de Dois spots publicitário, respetivamente, sobre direitos humanos e sobre Interculturalidade
- Construção de um Jogo de tabuleiro subordinado ao tema dos Direitos
Nota: Colaboração de um elemento do CLC, com formação em design, na construção deste jogo
Castelo Branco
- 1º Ciclo do Ensino Básico – “Conhecer para SER”
Atividade: “O Coelho tem direitos!”
- 2º Ciclo do ensino Básico (5º e 6º anos)
Atividade: “O mundo da Isabela”
- 3º Ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos)
Atividade: “Conheces os teus direitos?”
Évora
- Realização de uma sessão sobre Discriminação – Preconceitos e Racismo
- Realização de 22 sessões sobre a Cidadania
- Realização de uma sessão sobre Igualdade de Género
Faro
- História da Comunidade cigana
- “O papel da EAPN no combate à pobreza”
- 9 Sessões sobre “Posso entrar? Uma abordagem à questão dos refugiados”
- Ciclo de Debates sobre pobreza
Guarda
- Projeto “Vamos Fazer a Diferença” – dinamização de 63 sessões temáticas sobre o combate à pobreza e exclusão social. Desta atividade resultou uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do Projeto + uma vídeo com os alunos a realizarem uma cadeia de solidariedade + 3 cartazes “A minha turma fez a diferença no combate à pobreza e exclusão social”
- Projeto “Fazer a diferença não tira férias” – Dinamização de um total de 13 sessões.
- Envolvimento de um total de 164 crianças entre os 5 e os 14 anos
- Resultados: Vídeo representado pelas crianças através de histórias criadas por elas
Leiria
- Dinamização do Baú da Cidadania promovida pela EAPN Portugal /Rede Europeia Anti Pobreza e vive em parceria com o PLIP – projeto de Leitura Inclusiva Partilhada, do Instituto Politécnico de Leiria.
Setúbal
- Aula Aberta “Olhares sobre a Pobreza e as Consequências na Saúde e na Educação”
Viseu
- 5 Sessões na área das comunidades ciganas
- 3 Sessões intergeracionais e interculturais nas áreas da cultura, música e gastronomia, apresentação de vídeo final
- Apresentação sobre pobreza e exclusão social, apresentação BI distrital e OLCPCL