







Aqui apresentamos alguns dos projetos que foram desenvolvidos em escolas desde 2009, bem como alguns que ainda estão atualmente em curso.
No sótão lá de casa encontrei um baú, um baú que continha livros… livros que contavam histórias de como o amor, a solidariedade, a igualdade, a não discriminação, o respeito pelo outro e pela diferença, constituíam valores fundamentais para o crescimento de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária. Constituíam ou constituem?!? Constituem! Um dia, estes livros quiseram sair do baú, onde estavam há demasiado tempo, e fazer a diferença. Foram ter com os/as mais promissores/as cidadãos e cidadãs: as crianças. Decidiram entrar pelas creches e escolas e com a ajuda dos/as profissionais, formar cidadãos/ãs com estes valores. E contam-se histórias… muitas histórias para construir uma sociedade mais participativa, mais solidária e mais inclusiva.
É isso! Vamos chamar-lhe...
O BAÚ insere-se na iniciativa Escolas Contra a Pobreza e Exclusão Social, promovida pela EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza e vive em parceria com o PLIP – Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada, do Instituto Politécnico de Leiria.
O que se pretende: desenvolver com as crianças e suas famílias, valores assentes nos princípios da igualdade, solidariedade, não discriminação, respeito pelo outro e pela diferença.
A quem se destina: crianças a frequentar o pré-escolar e 1º ciclo, suas famílias e educadores/as do distrito de Leiria.
Quem pode receber o Baú da Cidadania: Escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), de Pré-Escolar e Primeiro Ciclo, do Distrito de Leiria. O Baú da Cidadania abre-se em 5 temáticas:
1. Animais
2. Natureza
3. Cores
4. Formas
5. Estações do Ano
Como funciona?
1. Cada Instituição pode receber um BAÚ temático por um período de 3 semanas.
2. Para tal, deverá contactar o Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal através do email leiria@eapn.pt, reservando antecipadamente o Baú temático que gostaria de receber. Esta reserva é essencial dada a necessidade de gerir os meios disponíveis.
3. Mediante a disponibilidade dos BAÚs existentes, será acordado o período de cedência.
4. É da responsabilidade da Escola/IPSS parceira proceder ao levantamento e entrega do BAÚ temático nas instalações do Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal nas datas acordadas.
5. A entidade parceira fica fiel depositária do baú durante o período acordado responsabilizando-se pela entrega dos livros em boas condições para que os mesmos possam servir o maior número de crianças possível.
6. Durante a permanência do BAÚ nas instalações dos Parceiros poderão ser acordadas ações de dinamização no âmbito da EAPN Portugal e do PLIP.
Realização de uma feira do livro reutilizado – Beja
Este projeto visa a informação contra a desigualdade de rendimentos na sociedade, contendo duas vertentes: debates sobre a situação económica e social e uma representação de uma peça de teatro “O Som da Desigualdade” na qual é representada a situação de desigualdade entre as famílias e é apresentada uma solução. Está envolvida no projeto a Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo).
Torneio “Corfebol Sem Fronteiras” (com o objetivo de promover a diversidade cultural) pela Casa do povo de Fermentões com a colaboração/participação do Agrupamento de Escola Fernando Távora (março/abril de 2013).
Sessão “A educação faz o homem despertar” promovido pelo Colégio São Caetano em parceria com o Agrupamento de Escolas de Maximinos (Equipa de mediação escolar) (Junho 2013)
Feira Multicultural promovida pela Casa do Povo de Fermentões, contando com a colaboração/ participação do Agrupamento de Escola Fernando Távora (julho de 2013).