Projetos já desenvolvidos

Aqui apresentamos alguns dos projetos que foram desenvolvidos em escolas desde 2009, bem como alguns que ainda estão atualmente em curso.

2014/2015

Exposição sobre Pobreza Infantil no âmbito do Dia Internacional da Criança – 25 e 29 de maio no IPDJ de beja e entre 01 e 07 de junho no Jardim Público de Beja

Atividade realizada em conjunto com a Escola EB2,3 de santa Maria de Beja.

Hip Pop contra a Pobreza – Março de 2015

As atividades de futebol e Hip Pop foram inseridas no intercâmbio com jovens de etnia cigana residentes no bairro Social de faro e tinha como objetivo combater os estereótipos junto da comunidade educativa da Escola EB1 de Santo António do Alto – Faro.

Entrelaçando caminhos” – Junho de 2015

Esta atividade insere-se numa atividade intergeracional que tinha como objetivo promover a divulgação de ofícios tradicionais (oficina de empreita) – Albufeira

2012/2013

Évora – Ontem e Hoje, Memórias e Sensações da Nossa Cidade

Sessão onde jovens provenientes de escolas da cidade de Évora convidaram idosos em valências de centro de dia e lar de idosos a revisitar a cidade de Évora e partilhar memórias e sensações através da montagem de puzzles com imagens antigas e atuais de locais da cidade de Évora. Através da ação foi possível estabelecer uma conversa através da qual os idosos evocaram as memórias que esses locais lhes trazem e os jovens falaram sobre o que esses locais significam atualmente para a sua vida quotidiana. Os puzzles foram oferecidos em seguida aos equipamentos sociais onde se realizou a atividade para poderem continuar a ser utilizados pelos idosos.

As escolas envolvidas nesta iniciativa foram:
- EB 2/3 de Santa Clara (Évora);
- Escola EB 2/3 André de Resende (Évora);
- Escola EB 2/3 da Malagueira (Évora);
- Escola EB 2,3 Hernâni Cidade;
- Escola Secundária Conde de Monsaraz (Reguengos de Monsaraz);
- Escola EB 2,3 (Mourão).

Projeto Ser Cidadão

No ano letivo de 2012/2013, o Ano Europeu dos Cidadãos – concebemos a maior parte das sessões realizadas nas escolas – e mais particularmente no âmbito da nossa colaboração com as turmas PIEF de oito estabelecimentos de ensino do distrito – em torno das questões da sensibilização e promoção da cidadania e também áreas adjacentes, tais como a Igualdade de Género. Foram também realizadas – a pedido de algumas escolas – e por esta ser considerada uma área fundamental para a promoção da saúde dos jovens, as questões relativas à saúde reprodutiva e às infeções sexualmente transmissíveis.

As escolas envolvidas nesta iniciativa foram:
- EB 2/3 de Santa Clara (Évora)
- Escola EB 2/3 André de Resende (Évora);
- Escola EB 2/3 da Malagueira (Évora);
- Escola EB 2,3 Hernâni Cidade (Reguengos de Monsaraz);
- Escola Secundária Conde de Monsaraz (Reguengos de Monsaraz);
- Escola EB 2,3 (Mourão);
- Escola EB 2,3 de Mora;
- Escola EB 2,3 de Vendas Novas

GPS do Cidadão

Desenvolvimento da temática da Cidadania, Democracia e Igualdade na Escola EB23 Dr. Correia Mateus – Leiria (8 sessões)

Crescer na Cidadania III

Projeto desenvolvido nos Agrupamentos de Escolas: Cidade de Castelo Branco, Poeta João Roiz, Afonso Paiva, Faria Vasconcelos, Nuno Alvares e Escola Básica de 1º ciclo Padres Redentoristas (privada).

Livro por Livro

Realização de uma “feira do livro reutilizado”, de 20 a 31 de maio, no âmbito do estágio escolar de FCT da Escola Secundária Diogo de Gouveia realizado no Núcleo de Beja

2011/2012

Agarra os Teus Direitos!

Ddesenvolvimento da temática dos Direitos Humanos na Escola EB 2, 3 Dr. Correia Mateus – Leiria

Educar para Valorizar!

Desenvolvimento da temática da Educação Intercultural na Escola EB23 Dr. Correia Mateus – Leiria

Movimento GADAP

Este projeto é desenvolvido em parceria com a turma do curso de formação profissional de apoio psicossocial da Escola Secundária de Monserrate.

Crescer em Cidadania II

Projeto desenvolvido entre janeiro e junho de 2012, no Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco, Agrupamento de Escolas Poeta João Roriz, e Agrupamento Afonso Paiva e Escola Básica do 1º Ciclo Padres Redentoristas (privada).

2010/2011

FotografARTE

Projeto desenvolvido na área da Grande Lisboa e Oeste, através de metodologia photovoice e que teve como principal objetivo perceber as imagens sobre a pobreza e a exclusão social e culminou com exposições nas escolas envolvidas. 4 Sessões de trabalho e fotografias eleitas pelos alunos na Escola EB23 Visconde Juromenha (Lisboa).

As escolas envolvidas foram:
- Escola Secundária Prof. Armando Luceno (Mafra);
- Escola Secundária Damião de Góis (Alenquer);
- Escola Secundária de Torres Vedras;
- Escola EB 23 Maxial (Torres Vedras).

Uma Fatia de Bolo (no âmbito do projeto do AECPES)

10 ações em 10 concelhos e com recolha de 1700 assinaturas. As escolas envolvidas foram: Escola Secundária Monserrate (Viana do Castelo) e outros agrupamentos de escola do Distrito de Viana do Castelo.

Cidadania Ativa

É um projeto promovido desde 2011 pelo Núcleo Distrital de Braga e tem uma vertente de intervenção junto de crianças e jovens, no sentido de promover valores associados à cidadania, tendo inclusive como entidades parceiras escolas/agrupamentos: Agrupamento de Escolas Fernando Távora e Agrupamento de Escolas de Maximinos.

Nota: desde 2011, desenvolve o Grupo de Trabalho Interconcelhio Infância e Juventude, que envolve, nomeadamente, a participação direta de projetos no âmbito do Programa Escolhas e CLDS.

Crescer em Cidadania

Projeto desenvolvido entre janeiro e junho de 2011 no Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco, Agrupamento de Escolas Poeta João Roriz, Agrupamento de Escolas S. Vicente da Beira.